Lançamento do livro Uma Encruzilhada Modernista: Victor Brecheret, Mário de Andrade e o Cristo Redentor.
Dia 13 de novembro, 17 horas. Local: Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos, localizada no piso térreo do IFCS/UFRJ. Endereço: Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro.
O livro toma como ponto de partida a escultura de uma cabeça de Cristo que reúne duas personagens centrais da Semana de Arte Moderna de 1922. A elas juntamos outra referência religiosa, o Cristo Redentor, planejado para ser inaugurado no mesmo ano, no ensejo das celebrações do Centenário da Independência. Esses encontros levam a uma viagem que permite discutir a relação entre modernismo e religião fazendo interrogações sobre o Brasil e sua formação. Numa rota que repensa esculturas, monumentos e escritas que se converteram em marcos estéticos para a nação.
Sobre os autores: Edilson Pereira é professor da Escola de Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Emerson Giumbelli é professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Rodrigo Toniol é professor do Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp.
|