A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público que estarão abertas, entre os dias 26 de junho de 2023 a 07 de julho de 2023, as inscrições do processo seletivo para candidaturas às bolsas de Professor Visitante no Exterior (CAPES-PRINT) – Saldo de Bolsas Remanescentes para terem início entre outubro e dezembro de 2023. Os interessados deverão enviar à secretaria do PPGCOM toda documentação (thiago.couto@eco.ufrj.br)
Comissão de avaliação: A comissão de avaliação deste edital será formada pelos seguintes professores: Consuelo Lins (Coordenadora da linha de Tecnologia da Comunicação e Estética), Ana Paula Goulart (Coordenadora da linha de Mídia e Mediações Socioculturais), Leonardo Gabriel de Marchi (Coordenador adjunto do PPGCOM) e Cíntia Sanmartin Fernandes (docente do PPGCOM da UERJ, como membro externo).
Bolsas de Professor Visitante Sênior no Exterior – Saldo de Bolsas Remanescentes A UFRJ, por meio da Pró-reitoria de pós-graduação / PR-2, está disponibilizando para toda a UFRJ 4 bolsas com a duração de 3 meses, e caberá a ela realizar ou não as indicações para a bolsa, segundo os critérios apresentados no final deste edital.
Candidaturas e documentação para inscrição: Poderão se candidatar a esse edital todos os docentes do PPGCOM da UFRJ, desde que apresentem nessa primeira etapa a seguinte documentação:
1. Carta de aceite ou convite da instituição de destino, devidamente datada e assinada, em papel timbrado, informando a data completa de início e término da permanência, que deve corresponder à quantidade de meses da bolsa a ser concedida e ter o formato primeiro mês/ano a último mês/ano ou primeiro dia do primeiro mês/ano a último dia do último mês/ano. Ex. bolsa de 6 meses: 01/07/2020 a 31/12/2020 ou 07/2020 a 12/2020; 2. Cópia da publicação de autorização do afastamento do país; 3. Cópia do passaporte; 4. Currículo Lattes atualizado; 5. Plano de trabalho a ser desenvolvido durante a permanência no exterior, contendo os seguintes itens: •Título; •Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema da pesquisa e aderência ao Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ; •Definição e delimitação clara do objeto de estudo; •Objetivos e Metas; •Metodologia a ser empregada; •Cronograma de atividades; •Contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem, quando o caso, bem como para a ampliação da cooperação e intercâmbios internacionais da UFRJ, destacando o potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados, quando for o caso; •Relevância da pesquisa proposta para o desenvolvimento científico e tecnológico da área no Brasil (médio e longo prazos); •Relevância da pesquisa proposta para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil no médio e longo prazos, quando for o caso; •Informação se o plano de estudos prevê/atende às normas éticas nacionais e internacionais, quando relevante; •Justificativa para a escolha da IES de destino, indicando a sua adequação ao Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ e, se for o caso, também ao do projeto em cooperação internacional; •Referências bibliográficas; •Resultados esperados;
6. Proposta de atividades a serem realizadas no retorno, de forma a permitir que a instituição se aproprie do conhecimento adquirido pelo beneficiário no exterior. 7. O edital divulgará o resultado (em duas etapas), prevendo a classificação final dos candidatos aprovados.
Critérios: Para a seleção no PPGCOM ECO/UFRJ serão considerados os seguintes critérios mínimos: • Atendimento aos requisitos exigidos ao candidato na data prevista da seleção, conforme estabelece a Portaria Capes nº 289, de 28 de dezembro de 2018, para as bolsas no exterior; • Adequação da documentação apresentada pelo candidato; • A qualificação do candidato e o mérito científico-acadêmico do plano e sua aderência ao tema do Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ. Os critérios estabelecidos tomam como principal referência as diretrizes instituídas pelo programa CAPES-PRINT. • Exequibilidade do plano de pesquisa/trabalho dentro do cronograma previsto; • Adequação da instituição de origem, no caso de bolsas no país, e da de destino, em relação às bolsas no exterior para o desenvolvimento do plano previsto. Para a indicação pela PR-2 serão considerados os seguintes critérios:
As vagas serão distribuídas conforme a demanda e, em caso de haver mais indicações que bolsas disponíveis, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: 1) País prioritário de acordo com o Anexo I do Edital 41-2017; 2) PPG com menor utilização das bolsas ao longo da execução do projeto; 3) Discente com maior tempo de doutorado cursado / docente com maior tempo de titulação.
Cronograma:
• Lançamento do edital: 26/06/2023 • Inscrições: de 26/06/2023 a 07/07/2023 • Período de avaliação da comissão: 10/07/2023 a 13/07/2023 • Resultado preliminar do processo de seleção: 13/07/2023 • Prazo para interposição de recursos: 13/07/2023 a 14/07/2023 • Resultado final do processo de seleção: 17/07/2023
Resultados e implementação das bolsas de estudo:
Após a divulgação do resultado final pelo PPGCOM da UFRJ, os candidatos contemplados deverão encaminhar até o dia 24 de julho de 2023 a seguinte documentação: carta de aceite do supervisor (da IES de destino), currículo do pesquisador responsável na instituição de destino, cópia da publicação de autorização do afastamento do país, cópia do passaporte, currículo Lattes atualizado, plano de trabalho, e, finalmente, uma proposta de atividades a serem realizadas no retorno ao PPGCOM. Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida pela PR2 e pela CAPES (em tempo hábil para a implementação dos auxílios), mesmo que aprovados e selecionados pela comissão de avaliação, poderão ter as suas candidaturas invalidadas pela coordenação do PPGCOM. Informamos também que a coordenação do PPGCOM entregará toda a documentação dos candidatos selecionados às instâncias superiores da UFRJ, de acordo com o calendário divulgado pela PR-2. As indicações do programa serão avaliadas pela PR2 e, caso venham a ser aprovadas, serão em seguida encaminhadas para a CAPES. Ressalta-se ainda que, posteriormente, a CAPES entrará em contato como os beneficiários dos auxílios para tratar de detalhes finais para a implementação das referidas bolsas de estudo.
Para mais informações sobre o programa CAPES-PRINT/UFRJ acesse: https://posgraduacao.ufrj.br/noticia/2581 |