A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público que estarão abertas, entre os dias 26 de junho de 2023 a 07 de julho de 2023, as inscrições do processo seletivo para candidaturas às Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES-PRINT) – Saldo de Bolsas Remanescentes para terem início entre outubro e dezembro de 2023. Os interessados deverão enviar à secretaria do PPGCOM toda documentação (thiago.couto@eco.ufrj.br)
Comissão de avaliação: A comissão de avaliação deste edital será formada pelas seguintes professoras: Consuelo Lins (Coordenadora da linha de Tecnologia da Comunicação e Estética), Ana Paula Goulart (Coordenadora da linha de Mídia e Mediações Socioculturais), Leonardo Gabriel de Marchi (Coordenador adjunto do PPGCOM), Cíntia S. Fernandes (docente do PPGCOM da UERJ, como membro externo), e Diogo Silva da Cunha, como representante discente dos pós-graduandos (doutorado).
Bolsas Sanduíche no Exterior – Saldo de Bolsas Remanescentes A UFRJ, por meio da Pró-reitoria de pós-graduação / PR-2 está disponibilizando para toda a UFRJ 8 bolsas com a duração de 6 meses, e caberá a ela realizar ou não as indicações para a bolsa, segundo os critérios dispostos ao final deste edital.
Candidaturas e documentação para inscrição: Poderão se candidatar a esse edital todos os alunos de doutorado do PPGCOM da UFRJ (que já tiverem realizado a sua qualificação), apresentando a seguinte documentação: - Projeto de pesquisa com plano de trabalho; - Formulário de bolsa no exterior (anexo 1); - Carta de aceite do supervisor da IES de destino (data de ida e volta); - Curriculum Lattes do candidato atualizado; O edital divulgará o resultado (em duas etapas), prevendo a classificação final dos candidatos aprovados.
Critérios: Os candidatos terão sua trajetória acadêmica, projeto de pesquisa e plano de trabalho analisados pela comissão de avaliação, a partir dos seguintes critérios: mérito científico do projeto e plano de trabalho, possíveis impactos dessa iniciativa na trajetória profissional do solicitante, e, ainda, prováveis desdobramentos desse estágio para o processo de internacionalização do programa. Os critérios estabelecidos tomam como principal referência as diretrizes instituídas pelo programa CAPES-PRINT. Salienta-se que as solicitações aprovadas serão classificadas pela comissão avaliadora.
Para a indicação pela PR-2 serão considerados os seguintes critérios:
As vagas serão distribuídas conforme a demanda e, em caso de haver mais indicações que bolsas disponíveis, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: 1) País prioritário de acordo com o Anexo I do Edital 41-2017; 2) PPG com menor utilização das bolsas ao longo da execução do projeto; 3) Discente com maior tempo de doutorado cursado / docente com maior tempo de titulação.
Cronograma:
• Lançamento do edital: 26/06/2023 • Inscrições: de 26/06/2023 a 07/07/2023 • Período de avaliação da comissão: 10/07/2023 a 13/07/2023 • Resultado preliminar do processo de seleção: 13/07/2023 • Prazo para interposição de recursos: 13/07/2023 a 14/07/2023 • Resultado final do processo de seleção: 17/07/2023
Resultados e implementação das bolsas de estudo: Após a divulgação do resultado final pelo PPGCOM da UFRJ, os candidatos contemplados deverão encaminhar até o dia 24 de julho de 2023 a seguinte documentação: projeto de pesquisa, plano de trabalho, formulário de bolsa no exterior, carta de aceite do supervisor (da IES de destino), curriculum Lattes do candidato atualizado, histórico escolar, cópia do passaporte, ata de defesa de qualificação, currículo do pesquisador responsável na instituição de destino, certificado de proficiência em língua estrangeira (atenção a pontuação mínima exigida pela Capes para cada modalidade - ver anexo 2, e, finalmente, uma proposta de atividades a serem realizadas no retorno ao PPGCOM. Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida pela PR2 e pela CAPES (em tempo hábil para a implementação dos auxílios), mesmo que aprovados e selecionados pela comissão de avaliação, poderão ter as suas candidaturas invalidadas pela coordenação do PPGCOM.
Informamos também que a coordenação do PPGCOM entregará toda a documentação dos candidatos selecionados às instâncias superiores da UFRJ, de acordo com o calendário a ser divulgado pela PR-2. As indicações do programa serão avaliadas pela PR2 e, caso venham a ser aprovadas, serão em seguida encaminhadas para a CAPES. Ressalta-se ainda que, posteriormente, a CAPES entrará em contato como os beneficiários dos auxílios para tratar de detalhes finais para a implementação das referidas bolsas de estudo. Para mais informações sobre o programa CAPES-PRINT/UFRJ acesse: https://posgraduacao.ufrj.br/noticia/2581
|