Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// NOTÍCIAS
Encontro Regional de História da Mídia na ECA-USP

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar – convida pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento para participarem do VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia
a ser realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade
de São Paulo (USP), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022,
de forma presencial e gratuita.
As inscrições já estão abertas aos participantes (como ouvintes) e também para os interessados em submeter trabalhos aos Grupos de Temáticos (GTs), mesas-redondas, lançamento de livros, oficinas e palestras, e devem ser realizadas até 30 de setembro de 2022. Como novidade, a Alcar Sudeste 2022 apresenta a Sala do Podcast com gravações de depoimentos dos participantes durante o evento.
Alcar Sudeste 2022
O objetivo é reunir investigadores que realizam pesquisas que
aproximam os campos da História e da Comunicação, procurando sanar
lacunas existentes na historiografia da área por todo o país. Durante
dois dias serão debatidas temáticas que concernem às práticas
comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da Memória
e da História do campo, com os processos deontológicos que marcam cada
uma das áreas envolvidas. A intenção das instituições realizadoras é
proporcionar um ambiente propício à troca de conhecimento e fortalecer
as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas possíveis
nuances.





Para 2022, o Alcar Sudeste apresenta o tema Reinventando as Independências: Conquistando novas democracias.
Em 2022, comemoraremos o bicentenário da Independência do Brasil e
também o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo e da primeira
transmissão “oficial” de rádio no Rio de Janeiro.

Em 2022, teremos eleições para a Presidência da República, o Senado e
a Câmara Federal de Deputados, Governadores e Assembleias Legislativas
dos Estados, assim como também mais uma edição da Copa do Mundo do
Futebol Masculino.

Ao final de 2022, espera-se que o Brasil tenha chegado a percentuais
significativos do ciclo  completo de vacinação contra a Covid-19,
garantindo, na melhor das hipóteses possíveis, cobertura e defesas
suficientes contra a pandemia, permitindo que se volte   a certa
normalidade da vida cotidiana e das atividades profissionais, e
sobretudo, que se consiga ultrapassar a profunda crise econômica, de
desemprego e subemprego, de   marginalização e preconceitos  dos  mais
 variados, que estes acontecimentos  provocaram e trouxeram à tona.

Em 2022, é fundamental se reexaminar o conceito de “independências” –
no plural, e não no singular, porque elas são muitas, e sem todas elas
articuladas, a verdadeira INDEPENDÊNCIA não existe.

Em 2022, precisamos urgentemente nos reencontrar com a DEMOCRACIA,
porque também sem ela não alcançaremos a verdadeira independência.

Em 2022, enfim, precisamos urgentemente repensar nossa realidade,
saber discuti-la e poder assim escrevê-la. A tarefa é enorme, mas
felizmente, somos muitos.

Em 2022, devemos, mais do que nunca, multiplicar as SENTINELAS DE
LIBERDADE, tornando-nos coletivos, para garantir nossos verdadeiros
direitos individuais.

Em 2022, temos um único compromisso: sermos cada vez mais
brasileiros, solidários entre nós e solidários para com todos nós, até
mesmo com aqueles que pensam diferente de nós.

Em 2022, a COMUNICAÇÃO será uma das atividades mais importantes de
nossa sociedade e, dentro dela, especialmente terá protagonismo o
JORNALISMO, para combater as mentiras e os boatos, construir a VERDADE e
a COMPREENSIBILIDADE de nossos desafios.

Em 2022,  comemoraremos os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em
Ciências da Comunicação da ECA-USP (PPGCom), pioneiro na área de
comunicação no Brasil e responsável pela formação de boa parte dos
mestres e doutores em comunicação do país.

O XIII Encontro Nacional de História da Mídia possui nove Grupos Temáticos (GTs) que se distribuem em:



História do Jornalismo





História da Publicidade e das Relações Públicas





História da Mídia Digital





História da Mídia Impressa





História da Mídia Sonora





História das Mídias Audiovisuais





História da Mídia Visual





História da Mídia Alternativa





Historiografia da Mídia

Para os GTs são aceitos textos de professores, pesquisadores e
estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem também
submeter artigos, em forma de resumo expandido, em parceria com seus
orientadores. Profissionais e empresários que atuaram como testemunhas
ou pesquisaram e reportaram a História da Mídia também são convidados a
enviar propostas. Os trabalhos podem ser submetidos individualmente ou
em coautoria.

As propostas para os GTs devem ser feitas por meio de um resumo expandido de, no mínimo, cinco mil (5.000), e no máximo, dez mil (10.000) toques (caracteres), com espaços.
A contribuição precisa explicitar a introdução, os objetivos, a
metodologia, os resultados, a discussão e a análise do material
apresentado, além das considerações e referências. Faça a inscrição pelo
link:
https://forms.gle/Ey7yc9iF5Xj9SyFz7


Da mesma forma, a edição de 2022 também aceitará propostas de mesas-redondas, conforme o interesse dos proponentes, com no mínimo quatro (4) integrantes,
justamente para que o público conheça as discussões das diversas áreas
de investigação em História e Mídia, especialmente as realizadas pelos
grupos de pesquisa. Tal submissão segue os mesmos critérios dos GTs.
Faça a inscrição pelo link:

https://forms.gle/yUqS2c2dDwmpCnz97


Também haverá uma seção destinada ao lançamento de livros
(digitais e impressos), produzidos entre 2020 e 2022, com o objetivo de
divulgar a produção acadêmica. Faça a inscrição pelo link:

https://forms.gle/XNcY12cErnQ6gR7P6


Oficinas
e palestras também poderão
ser oferecidas, com a possibilidade inclusive de serem gravadas no novo
Estúdio de Telejornalismo Gisela Swetlana Ortriwano, do Departamento de
Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA-USP. Faça a inscrição pelo link:

https://forms.gle/YpLM7aDNnKvsDtkt5


Para as inscrições como ouvinte, faça a inscrição pelo link:

https://forms.gle/RdCAZQ66bzWy2iAq6


A novidade da edição deste ano será a Sala do Podcast
da Alcar Sudeste, onde os integrantes gravarão seus depoimentos,
presencialmente, no novo Estúdio de Radiojornalismo João Walter Sampaio
Smolka, do CJE da ECA-USP, com posterior compartilhamento online.





Um e-book também será publicado ao final do evento, com as informações sendo enviados posteriormente aos participantes.





ASolenidade de Abertura do evento contará com a
presença dos pesquisadores inscritos, além de representantes da Rede
Alcar, da Comissão dos 50 anos do PPGCom-USP e das instituições
parceiras.





Atividades artísticas e culturais serão realizadas durante o evento, incluindo a Solenidade de Encerramento, como uma forma de congraçamento dos participantes com o retorno do encontro presencial.





Para participar do evento, os interessados devem se inscrever em um dos links de seu interesse (GTs; mesas-redondas; oficinas e palestras; lançamento de livros e/ou ouvinte). Além dos certificados de participação, os trabalhos inscritos serão publicados nos Anais do Alcar Sudeste 2022, com ISBN.





Cronograma





14 de agosto a 30 de setembro de 2022: Submissões e inscrições.





10 de outubro de 2022: Envio dos aceites até 10 de outubro





30 de novembro de 2022 (quarta-feira): Solenidade de
Abertura; apresentações dos GTs e mesas-redondas; lançamento de livros;
gravações de depoimentos dos participantes em podcast, além das
oficinas e palestras em vídeo.





1º de dezembro de 2022 (quinta-feira): apresentações
dos GTs e mesas-redondas; lançamento de livros; gravações de
depoimentos dos participantes em podcast, além das oficinas e palestras
em vídeo; Solenidade de Encerramento.





Obs.: a programação completa será divulgada em breve.





Grupos Temáticos





GT – História do Jornalismo





Coordenadora: Profa. Dra. Andreia Terzariol Couto (USP)





E-mail: andreiatcouto@usp.br





Ementa: A multiplicidade das experiências
jornalísticas no Brasil. Processo de institucionalização do jornalismo
como profissão. A relação do jornalismo com a sociedade como fenômeno
cultural e político. A contribuição do jornalismo para a História do
Brasil. Conformações jornalísticas em relação ao sistema de comunicação
em diferentes momentos históricos. A produção jornalística em múltiplas
mídias: impressa, radiofônica, televisiva, online. História do texto,
das práticas e dos modos de consumo jornalísticos. Contribuição de
jornais e de jornalistas como atores da História. Questões teóricas e
empíricas acerca de coberturas e narrativas jornalísticas numa
perspectiva histórica. Estudos de caso referentes a espaços sociais e
veículos determinados. Os produtos jornalísticos como fontes
historiográficas. O jornalismo e a construção de uma imaginação
histórica. Os vínculos entre jornalismo, tempo e memória.





GT – História da Publicidade e das Relações Públicas





Coordenadora: Profa. Dra. Lucilene dos Santos Gonzales (UNESP)





E-mail: lucilene.gonzales@unesp.br





Ementa: Estuda a História e os processos de
comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos,
estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não
governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos,
técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação
institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as
suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões
epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de
gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias e
profissões, e da organização do trabalho.





GT – História da Mídia Digital





Coordenadora: Profa. Dra. Egle Muller Spinelli (ESPM)





E-mail: egle.spinelli@espm.br





Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel
das mídias digitais na construção da Memória Histórica e Social,
incluindo a História do Tempo Presente. Tais reflexões podem centrar-se,
entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em
termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e
suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a
História e o desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em
suas interfaces com as redes sociais digitais como lócus de memória
social e de representações; estudos sobre games e memória social;
performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas
de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos
móveis (telefones celulares, tablets e smartphones);
movimentos em Rede, Memória e Cidadania; análise de discurso nas redes
sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da Memória nas
redes sociais; bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em
ambientes digitais.





GT – História da Mídia Impressa





Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral (UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI)





E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br





Ementa: Aborda a História da Imprensa (jornais,
revistas, livros, volantes e cadernos) como Mídia (massiva, erudita ou
popular), valorizando sua relevância como o mais antigo suporte
industrial da informação no Brasil; sua contribuição para o
desenvolvimento do jornalismo em cidades de pequeno a grande portes; o
impacto das tecnologias sobre a mídia impressa ao longo dos séculos; as
mudanças na forma de produção da notícia impressa; o desenvolvimento da
profissão Jornalismo; o estudo dos jornalistas e de suas influências na
linha editorial dos impressos; a importância dos atores que participam
da produção histórica dos impressos (gráficos, fotógrafos, compositores,
jornaleiros e colaboradores), entre outras abordagens latentes no
estudo da História da Imprensa.





GT – História da Mídia Sonora





Coordenador: Prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Júnior (UNITAU)





E-mail: galvaotbt@gmail.com





Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas
históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do
áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos
gêneros, da tecnologia e dos efeitos na recepção, e busca-se resgatar
personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que
marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade
regional.





GT – História das Mídias Audiovisuais





Coordenadora: Profa. Dra. Mônica de Fátima Rodrigues Nunes (USP)





E-mail: mrnunes@usp.br





Ementa: O objetivo do GT é discutir temáticas
ligadas à História e à Memória do cinema, da televisão, do vídeo e de
outras formas de comunicação audiovisual. São de interesse do grupo
questões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, técnicas,
estéticas e profissionais; linguagens, discursos, narrativas, gêneros e
formatos; formas de produção, circulação, recepção e consumo. São também
bem-vindos trabalhos que se proponham a debater aspectos teóricos e
metodológicos da pesquisa sobre audiovisual.





GT- História da Mídia Visual





Coordenador: Prof. Dr. Marco Bonito (USP-UNIPAMPA)





E-mail: marcobonito@gmail.com





Ementa: O GT Mídias Visuais tem como questão central
a relação entre visualidade e mediação. Busca pensar o processo de
comunicação visual não somente pelo discurso que engendra, mas pelo
conjunto de práticas e dos meios que definem o processo de comunicação
visual, que inclui as imagens fixas – analógicas e digitais – os vídeos e
a linguagem videográfica, além das apropriações intertextuais e os
hibridismos entre as linguagens.





GT – História da Mídia Alternativa





Coordenador: Prof. Dr. Wilton Garcia (FATEC)





E-mail: 88wgarcia@gmail.com





Ementa: A presença de veículos alternativos
(impressos, sonoros, audiovisuais e digitais) na História da
Comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em
contextos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação
nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais
formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As
pesquisas envolvem a Memória de meios alternativos e personagens,
características da mídia alternativa, e abordagens teórico-conceituais
sobre o tema.





GT – Historiografia da Mídia





Coordenadora: Profa. Dra. Eliza Bachega Casadei (ESPM)





E-mail: eliza.casadei@espm.br





Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que
problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção
entre Mídia e História. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica
contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de
História, Memória e Esquecimento a partir dos meios de comunicação.
Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na
relação Mídia e História; temporalidade e meios de comunicação;
hermenêutica histórica e mídia; Memória e meios de comunicação,
narrativa da História e narrativa da Mídia, a História como produto
midiático; escrita midiática como escrita da História; o passado como
objeto dos meios de comunicação.





Comissão Organizadora





Coordenação geral:  Profs. Drs. Luciano Victor Barros Maluly, Wagner Souza e Silva e Maria Clotilde Perez Rodrigues (USP)





Coordenação Rede Alcar: Profas. Dras. Valci Regina
Mousquer Zuculoto (UFSC), Christina Ferraz Musse (UFJF), Silvana Louzada
da Silva (IFRJ) e Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN)





Coordenação científica: Profs. Drs. Luciano Guimarães, Dennis de Oliveira, Eneus Trindade Barreto Filho e Luiz Alberto de Farias (USP)





Coordenação de comunicação e divulgação: Profs. Ms. Felipe Alves Parra de Oliveira e Carla de Oliveira Tôzo e Prof. Dr. Carlos Augusto Tavares Júnior (USP)





Coordenação de Podcast: Profs. Ms. Beatriz Buschel Pasqualino e Marcelo Cardoso e Profa. Clara Cavalcanti Rellsatb (USP)





Coordenação digital e audiovisual: Profs. Drs. Luiz
Fernando Santoro e Rodrigo Pelegrini Ratier (USP) e Prof. Ms. Daniel
Azevedo Muñoz (Universidade Autônoma de Madrid/USP) 

Informações: alterjor@usp.br





Realização: Departamento de Jornalismo e Editoração,
Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Comissão de
Cultura e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
e Diretoria da ECA-USP





*Diretoria da Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

DATA DE PUBLICAÇÃO:
29.Ago.2022
COMPARTILHE:
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 27 n. 04 (2024)
O livro hoje: leitura e diversidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados