A comissão de credenciamento e recredenciamento da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ), reunida em outubro de 2021, credenciou quatro novos docentes no programa. São eles: Danielle Brasiliense (Linha: Mídia e Mediações Socioculturais), Leonardo de Marchi (MMS), Marcelo Kischinhevsky (MMS) e Edilson Pereira (Linha: Tecnologias da Comunicação e Estéticas).
Danielle Brasiliense É professora associada do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutorado na França, Université de Versailles Saint-Quentin de Yvelines no Centre d"Histoire Culturelle des Société Contemporaines. Coordenadora do Laboratório de Mídia e Violência. Autora dos livros: "A mídia, o perverso e o gosto da violência"; "Quando o filho mata o pai: as narrativas dos crimes de parricídio que abalaram o Brasil" e "A Chacina da Candelária e as memórias narrativas de O Globo".
Leonardo de Marchi É professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Entre 2009 e 2010, realizou estágio doutoral, tipo Sanduíche, no Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri (Espanha), contando com auxílio da CAPES, através da bolsa de PDEE. Em 2012, sua tese de doutorado recebeu o I Prêmio de Economia Criativa: Edital de Apoio a Estudos e Pesquisas, Ministério da Cultura do Brasil. Entre 2012 e 2015, realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa concedida pela FAPESP. Entre 2016 e 2020, foi bolsista PNPD (CAPES) na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Marcelo Kischinhevsky É diretor do núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor dos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV da Escola de Comunicação da UFRJ. É autor dos livros "Radio y medios sociales - Mediacciones e interaciones radiofónicas digitales" (2017), "Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação" (2016) e "O rádio sem onda - Convergência digital e novos desafios na radiodifusão" (2007) e de diversos artigos e capítulos de livro, individuais e em parceria, além de co-organizador das coletâneas "Estudos radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom" (2016), "Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura" (2013) e "Horizontes do Jornalismo: Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais" (2011).
Edilson Pereira É professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado pela Universitat de Barcelona (bolsa CAPES 2017-2018). Sua pesquisa doutoral recebeu o Prêmio Capes de Tese - área Antropologia e Arqueologia (2015) e o segundo prêmio do Concurso Sílvio Romero de Monografias, pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN (2014). Pesquisador associado do Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (LUDENS - PPGAS/UFRJ) do grupo de pesquisa Religião, Arte, Materialidade, Espaço Público (PPGAS/UFRGS). Na UFRJ, coordena o projeto de extensão "Sagrados: imagens da diversidade cultural e religiosa no Brasil".
|