|
|
Professora Titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Pesquisadora 1D do CNPQ, da área de Comunicação, com ênfase na produção audiovisual contemporânea, particularmente cinema contemporâneo, documentário, documentário subjetivo, ensaios fílmicos; cinema, vídeo, televisão, mídias móveis. Formada em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez mestrado na ECO/UFRJ, mestrado e doutorado (1989/1994) e pós-doutorado (2005) em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Atuou como professora convidada, em 2014, na Universidade Paris III /Sorbonne Nouvelle (IRCAV). Entre 2014 e 2015 foi pesquisadora de pós-doutorado do Department of Film, Media and Cultural Studies do Birkbeck College/University of London. É autora de O documentário de Eduardo Coutinho; televisão, cinema e vídeo (Jorge Zahar editor - 2004, 2007, 2011/terceira reimpressão) e, em parceria com Cláudia Mesquita, Filmar o real, sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Jorge Zahar editor - 2008 - 2011/segunda edição). Ganhou os editais da Petrobrás Cultural (2007) e do Ministério da Cultura (2008). É diretora de Lectures (2005), Leituras Cariocas (2009), Babás (2010), entre outros, premiados em vários festivais. |
|
|
LINS, Consuelo. Eduardo Coutinho: linguista selvagem do documentário brasileiro. Galáxia (São Paulo. Online), v. 31, p. 41-53, 2016.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Claudia. O fim e o princípio: entre o mundo e a cena. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), p. 49-63, 2014.
LINS, Consuelo; PICADO, Benjamim ; FRANCA, Andrea. Figuras da imersão visual do espectador na imagem : a construção dos « lugares de experiência » nas práticas documentais contemporâneas. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 10, p. 31-48, 2013.
LINS, Consuelo; BLANK, Thaís. Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo. Significação - Revista de Cultura Audiovisual, v. 39, p. 52-74, 2012.
LINS, Consuelo. Le film-dispositif dans le documentaire brésilien contemporain. Cinémas (Montréal), v. 22, p. 93-103, 2011.
LINS, Consuelo; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra ; FRANCA, Andrea. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo. Galáxia (PUCSP), v. 11, p. 54-67, 2011.
LINS, C. L.; MENEZES, Adriana Cursino. O tempo do olhar: arquivo em documentários de observação e autobiográficos. Conexão (UCS), v. 9, p. 87-99, 2010.
LINS, Consuelo. Do espectador crítico ao espectador-montador: Um dia na vida, de Eduardo Coutinho. Devires (UFMG), v. 7, p. 132-138, 2010.
LINS, Consuelo. Dear Doc: o documentário entre a carta e o ensaio fílmico. Devires (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 3, p. 47-57, 2006.
LINS, Consuelo. Um passaporte húngaro, de Sandra Kogut: cinema politico e intimidade. Galáxia (PUCSP), São Paulo, v. 7, p. 75-84, 2004. |
|
|
Práticas e imagens documentais na cultura audiovisual contemporânea: arte, ensaio, subjetividade
Descrição O projeto de pesquisa mantém os dois eixos de pesquisa contidos no projeto de pós-doutorado (2014/2015), reorganizando prioridades. O primeiro eixo reflete o gesto de apropriação de imagens de arquivo na prática do documentário ensaístico, e se manterá ativo ao longo da minha pesquisa. Tenho desenvolvido a argumentação a partir de teóricos e críticos do campo do cinema e do audiovisual, como também pensadores que refletem sobre a origem da forma ensaio na história da filosofia e nos exercícios literários e subjetivos na literatura, além das já clássicas referências às obras de pensadores do cinema e cineastas. No entanto, é o segundo eixo desse projeto, o que explora as relações entre documentário e arte contemporânea, que será prioridade nos próximos dois anos, com foco exclusivo na obra de Cao Guimarães, visando concluir o ensaio em andamento sobre os filmes, vídeos, fotografias e videoinstalações do artista mineiro. |
|
|
|
|