Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
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TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Rose Marie Santini
Professora Associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio ECO-UFRJ/IBICT. Pesquisadora-membro da rede europeia VOX-Pol Network of Excellence, financiada pelo Programa da União Europeia 7 (FP7) focado em pesquisar prevalência, contornos, funções e impactos do Extremismo Político Online Violento. Possui pós-doutorado no Centre d"Estudis i de Recerca d"Humanitats do Departamento de Economia da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2011). Doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal Fluminense (2010) com doutorado sanduíche na Universidade Rey Juan Carlos de Madrid (2007-2009). Possui experiência na área de Comunicação e Informação com ênfase em Estudos de Internet e Redes Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: microssociologia aplicada a estudos de rede; curadoria algorítmica e sistemas de recomendação online; manipulação e desinformação nas redes sociais; social bots; propaganda computacional; comportamento e manipulação da opinião pública online. Fundadora e coordenadora do Laboratório NetLab. 
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
1. SANTINI, R. M.; SALLES, D.; BARROS, C. E. We love to hate George Soros: A cross-platform analysis of the Globalism conspiracy theory campaign in Brazil. Convergence -The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 29, 2022.

2. SANTINI, R. M.; SALLES, D.; TUCCI, G. When Machine Behavior Targets Future Voters: The Use of Social Bots to Test Narratives for Political Campaigns in Brazil. International Journal of Communication, v. 15, p. 1220, 2021.

3. SANTINI, R. M.; SALLES, D.; TUCCI, G.; FERREIRA, F.; GRAEL, F. Making up audience: media bots and the falsification of the public sphere. Communication Studies, v. 71, p. 1-24, 2020.

4. SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto: os sistemas de recomendação online e seus impactos no mercado cultual - Volume 1, 271p. Curitiba: Appris, 2020. [PDF]

5. SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto: tecnologias de controle, contágio e curadoria de si - Volume 2, 249 p. Curitiba: Appris, 2020. [PDF ]

6. SANTINI, R. M.; CARVALHO, H. The rise of participatory despotism: a systematic review of online platforms for political engagement. Journal of Information, Communication & Ethics in Society, v. 17, p. 1-17, 2019.


8. SANTINI, R. M.; AGOSTINI, L.; BARROS, C. E.; SILVA, D. C.; REZENDE, R. C.; SALLES, D.; SOARES, K.; TERRA, C.; TUCCI, G. Software Power as Soft Power. A Literature Review on Computational Propaganda Effects in Public Opinion and Political Process. Partecipazione e Conflitto, v. 11, p. 333-360, 2018.

PROJETO DE PESQUISA:
Propaganda Computacional, Desinformação e a Indústria da Influência Digital

Resumo

O atual projeto de pesquisa visa dar continuidade à pesquisa anterior sobre o impacto dos algoritmos de recomendação nas escolhas dos usuários na internet e continuar avançando nos atuais estudos sobre as estratégias de desinformação utilizadas para influência online. Entretanto, nesse projeto proponho avançar no mapeamento e diagnóstico da chamada indústria da influência digital. O objetivo é contribuir para o avanço das pesquisas recentes em torno do fenômeno da "desinformação" (ou seja, a disseminação inadvertida de informações falsas com intenção de enganar). Até então a literatura tem focado na construção de problemas em torno das mensagens, narrativas e existência de falsidade, porém desprezaram os atores como uma categoria de análise tradicionalmente importante. Nessa pesquisa, os atores, a infraestrutura e os sistemas por trás das operações de influência serão objeto de análise em si, aqui considerados centrais para a compreensão do fenômeno, a partir de três premissas. A primeira parte da ideia de que as práticas de vigilância e de definição de perfis de audiências hiper segmentados para fins comerciais estão sendo cada vez mais sendo utilizadas por diferentes agentes maliciosos. Nesse sentido, as ferramentas de marketing oferecidas pelas plataformas digitais têm sido instrumentalizadas em diferentes estratégias de manipulação - desde a indução de usuários à golpes financeiros e endividamentos involuntários nas redes sociais, compra de produtos falsos, como para torná-los vítimas de roubo de dados pessoais para fins políticos e eleitorais. Em segundo lugar, as campanhas de influência envolvem frequentemente desinformação e várias outras formas de engano. Por último, é preciso dar atenção à forma como as campanhas de influência e as suas práticas (incluindo, mas não se limitando à desinformação) têm evoluído como uma indústria comercial no âmbito do capitalismo de vigilância (Zuboff, 2019). Abordando estas três observações, essa pesquisa tem como objeto de estudo a Indústria de Influência no Brasil, criada a partir das plataformas digitais. Interessa investigar a sua economia política e papel em condutas antiéticas para discutir suas consequências para a sociedade brasileira.

- site do laboratório de pesquisa: https://www.netlab.eco.ufrj.br/
- diretório do grupo no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7190529659147481

 

CURRÍCULO LATTES
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marie.santini@eco.ufrj.br
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v. 27 n. 04 (2024)
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