|
|
Professora no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, com atuação no Laboratório de Vídeo Educativo e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde. Líder do NEGRECS- Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde e do GERAES - Grupo de Pesquisa em Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa " O Mundo do Trabalho, Comunicação e Educação em Enfermagem" (EEAN - UFRJ). Foi professora visitante na Universidad del Vallle (Colômbia). Doutora em Comunicación y Periodismo pela Universitat Autonoma de Barcelona e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Buenos Aires; graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás. Trabalha com extensão e pesquisa, principalmente nos temas: comunicação comunitária; Internet; audiovisual; educação e relações étnico-raciais. Associada à Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s e à International Association for Media an Communication Research, onde atua como vice-chair da Seção Comunicação Participativa. |
|
WEIHMÜLLER, VALENTINA CARRANZA; SOUSA, A. L. N.; CAETANO, K. C. A Technopolitical Approach of the Feminist Performance Un Violador en tu Camino: Exploratory Insights from Online Videos In: Women"s Activism Online and the Global Struggle for Social Change.1 ed. Berlin: Springer International Publishing, 2023, v.1, p. 211-238. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-31621-0_5
SOUSA, ANA LUCIA NUNES DE; CABRAL, LUCIANA FERRARI ESPÍNDOLA; MOREIRA, JANINE MONTEIRO; WEIHMÜLLER, VALENTINA CARRANZA; RODRIGUES, MARINA MELONI DA SILVA ; ARAUJO, GABRIELA GOMES ; MACEDO, BEATRIZ CRISTINA CASTRO . Black female professor in health postgraduate courses: between structural racism and the feminization of care. SAÚDE EM DEBATE, v. 45, p. 13-26, 2021. https://www.scielo.br/j/sdeb/a/YzMSHRsH6Np93NV4DF7mzgF/?lang=en |
|
|
Comunicação, Educação e Metodologias Participativas: tecendo gênero, raça e classe
Resumo
Nos interessa investigar propostas, projetos, processos comunicativo-educativo desenvolvidos pelo movimento de mulheres negras da região metropolitana do Rio de Janeiro comprometidos com as comunidades onde se localizam, que promovam a pluralidade de vozes na construção das mensagens, a gestão compartilhada dos meios e a participação ativa e horizontal da comunidade, na contribuição à educação e à cultura etc. Nos perguntamos, especificamente: como o movimento de mulheres se apropria da comunicação para falar por si próprios e ou sobre as temáticas que eles/elas consideram importantes? Como as políticas identitárias, de raça, gênero e classe se manifestam no interior destas práticas e narrativas comunicacionais? Quais os desafios para o desenvolvimento de práticas comunicativo-educativas participativas entre os movimentos de mulheres negras?
Objetivo geral: analisar como movimentos de mulheres negras desenvolvem práticas comunicativo-educativas de resistência e re-existência.
Objetivos específicos: 1) mapear movimentos de mulheres negras que desenvolvem trabalhos de comunicação-educação a partir de metodologias participativas na região metropolitana do Rio de Janeiro; 2) compreender as relações de gênero, raça e classe no interior das práticas analisadas; 3) analisar o papel da comunicação e suas linguagens no estabelecimento do vínculo entre as mulheres negras. |
|
|
|
|