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Diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), onde é professor adjunto, leciona no Programa de Pós-Graduação em
Comunicação (PPGCOM) e nos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV e da Escola de
Comunicação (ECO/UFRJ). Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo
(1993), com Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Comunicação e Cultura pela
ECO/UFRJ, coordenou o Grupo de Pesquisa (GP) Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade
Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no biênio
2019-2020, e foi vice-coordenador da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo
(RadioJor), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor),
no biênio 2020-2021. Nos últimos anos, tem desenvolvido trabalhos que enfocam
as indústrias da mídia sonora (rádio, podcasting, música) e do jornalismo. É
autor de livros de referência sobre rádio e de dezenas de artigos e capítulos
de livro, individuais e em parceria, além de co-organizador de diversas
coletâneas. |
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Livros
KISCHINHEVSKY, M. Radio y
medios sociales – Mediacciones e interaciones radiofónicas digitales. Barcelona:
Ed. UOC, 2017.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: mediações e interações
radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio: Mauad X, 2016.
LOPEZ, D. C., ZUCULOTO, V., KISCHINHEVSKY, M.,
RADDATZ, V. L. S. Rádio no Brasil – 100 Anos de História em (Re)Construção.
Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2020. Disponível em: https://www.editoraunijui.com.br/produto/2257.
ZUCULOTO, V., LOPEZ, D. C., KISCHINHEVSKY, M. Estudos radiofônicos no
Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São
Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/detalheEbook.php?id=57156. Capítulos de livros
LOPEZ, D. C., MUSTAFÁ,
I., KISCHINHEVSKY, M. Desafíos de la radio universitaria brasileña en la
pandemia. In: Daniel Martín-Peña; Mario Giorgi (org.). Radios universitarias
en tiempos de infodemia. San José, Costa Rica: Editorial Universidad de
Costa Rica (SIEDIN), 2021. Disponível em: https://radios.ucr.ac.cr/2021/11/radio-870/radios-universitarias-libro/?fbclid=IwAR119Nkty7iPfJgxf6jClQQEQJSHRdPoJ7Jx32wXZpUCYePFWbm2ia1shGQ
KISCHINHEVSKY, M. La
radio expandida y sus nuevos actores. In: Oscar E. Bosetti; Agustín Espada
(org.). La radio: 1920-2020 - La obstinada vigencia de un medio invisible.
Bernal,
Argentina: Ed. Universidad Nacional de Quilmes, 2020. Disponível em: http://unidaddepublicaciones.web.unq.edu.ar/libros/la-radio-1920-2020-la-obstinada-vigencia-de-un-medio-invisible/.
KISCHINHEVSKY, M. Métodos de pesquisa qualitativa
aplicada à comunicação radiofônica. In: Cláudia Peixoto de Moura; Maria
Immacolata Vassallo de Lopes. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas
acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/Ebooks//Pdf/978-85-397-0803-1.pdf.
Artigos em revistas científicas
KISCHINHEVSKY, M.
De las síntesis informativas a los resúmenes para altavoces inteligentes,
desafíos al periodismo radiofónico de carácter local. Estudios sobre el
Mensaje Periodístico, n. 26, v. 1, Universidad Complutense de Madrid, Espanha,
2020. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/article/view/67296/4564456552864.
KISCHINHEVSKY, M., VIEIRA, I. M., SANTOS, J. G. B.,
CHAGAS, V., FREITAS. M.
A., ALDÉ, A. WhatsApp audios and the remediation of radio: Disinformation in
Brazilian 2018 presidential election. The Radio Journal: International
Studies in Broadcast and Audio Media, v. 18, n. 2, Intellect, 2020. Disponível
em: https://www.ingentaconnect.com/contentone/intellect/rj/2020/00000018/00000002/art00002;jsessionid=1qijybnccwo9q.x-ic-live-03.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio em episódios, via internet:
aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Asociación Española de Investigación de la
Comunicación, v. 5, n. 10,
AEIC, 2018. Disponível em: http://www.revistaeic.eu/index.php/raeic/article/view/148/153. |
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Reconfigurações da Mídia Sonora: dinâmicas de produção e circulação de
áudio e desafios regulatórios no contexto do rádio expandido
Descrição: Ouvido por quase 90% dos
brasileiros, o rádio enfrenta profunda reestruturação, devido à crescente
concorrência com novos atores do entorno digital e às mudanças de hábitos de
consumo midiático da população, entre outros fatores. A radiodifusão sonora no
Brasil abrange mais de 10 mil emissoras e emprega centenas de milhares de
trabalhadores, desempenhando papel central na distribuição de conteúdo
informativo, educativo e cultural, auxiliando a constituição e negociação de
identidades locais, regionais e nacionais. Além disso, o rádio figura no topo
do ranking de credibilidade dos meios, à frente da TV e das mídias sociais,
capitalizando a intimidade e os vínculos estabelecidos pela comunicação de base
sonora. Ainda assim, a radiofonia não é contemplada em políticas públicas e
raramente constitui objeto de reflexões acadêmicas. Na última década, centenas
de emissoras encerraram as operações diante de um mercado cada vez mais
pulverizado, em que estações AM/FM passam a disputar audiência e verbas
publicitárias com serviços de streaming,
web rádios, podcasts e sínteses
noticiosas fornecidas por jornais, revistas e emissoras de TV através de smart speakers, telefones celulares e outros dispositivos. O presente projeto
envolve a investigação dos desdobramentos da digitalização e da reconfiguração
da mídia sonora diante do processo de convergência midiática, buscando
identificar as novas dinâmicas de produção e circulação de conteúdos
radiofônicos, bem como as mediações socioculturais que incidem sobre esse
processo e as novas práticas interacionais em torno da radiofonia. Entende-se o
rádio como um meio expandido, que extrapola as transmissões em ondas hertzianas
e transborda para as mídias sociais, o celular, a TV por assinatura, sites de
jornais, portais de música. A escuta se dá não mais apenas em AM/FM, ondas
curtas e tropicais, também ocorre em diversos dispositivos e plataformas
digitais, ao vivo ou sob demanda, em múltiplas temporalidades. Nesse contexto,
busca-se cartografar esse novo fazer radiofônico através de análise de conteúdo
sonoro, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com gestores,
comunicadores e produtores de emissoras AM/FM do Rio de Janeiro e também de
novos atores do entorno digital, como podcasters, com o objetivo de auxiliar a
formulação de políticas públicas que assegurem a sustentabilidade do segmento e
a diversidade na oferta de conteúdos radiofônicos. |
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