Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
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TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Liv Sovik
Liv Sovik, professora titular, se graduou em Letras pela Yale University, fez mestrado na University of Texas at Austin e é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia entre 1996 e 2000. Fez pesquisas pós-doutorais junto a Goldsmiths, University of London (2007-2008 e 2020-2021) e Columbia University (2017-2018). Organizou a coletânea de textos do teórico cultural Stuart Hall, Da Diáspora: identidades e mediações culturais (UFMG, 2003) e é autora de Aqui ninguém é branco (Aeroplano, 2009), sobre os mecanismos discursivos da valorização da branquitude no Brasil, e de Tropicália Rex (Mauad, 2018), uma coleção de ensaios que investigam aspectos da estética tropicalista e a tropicália como teoria social brasileira. Seus temas de interesse e pesquisa incluem os imaginários que sustentam o racismo e a subordinação das mulheres, sobretudo no Brasil; as marcações da diferença cultural entre o Norte e o Sul globais; e a materialidade e a produção de som e música como formas de pensamento, criação e crítica às epistemologias coloniais. 
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:

Tropicália Rex: Música popular e cultura brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 2018, 165p. 

Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2009. Prefácio de Silviano Santiago. 176p.

Stuart Hall. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. (Organização, apresentação e revisão técnica: Liv Sovik; trad. Adelaine La Guardia Resende et alii.) Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, 434 p. (1a reimpressão revista, 2006, 410 p.; 2a reimpress. 2008; 2a edição 2013, reimpr. 2018, 480 p.)

“Chica da Silva: a irrupção da memória negra em um samba-enredo”. In: Cláudia Neiva de Matos, Fernanda Teixeira de Medeiros e Leonardo Davino de Oliveira (orgs.). Palavra Cantada: estudos transdisciplinares. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, p.231-249.

“Chica da Silva as Vulto Histórico: Brazilian imaginaries and gender violence”. Revista Letterature d’América (Universitá La Sapienza di Roma). Ano XXXVII, n. 165, 2017, p. 5-22.

“Stuart Hall e a escrita estruturada como música”. Revista Projeto História (PUC-SP), maio-agosto 2016, no. 56, p. 215-232. ISSN 0102-4442, e-ISSN 2176-2767. http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/29998 (Tradução de “Stuart Hall and Writing Structured Like Music”, Small Axe, No.46. (Vol. 19, No.1, mar. 2015), p.109-116.)

“O Brasil é o David Beckham do mundo: Bases para um estudo de corpo, publicidade e orgulho nacional”. Revista Z Cultural, PACC-UFRJ. Ano IV, No.3, dez.2008. ISSN 1980-9921. http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/o-brasil-e-o-david-beckham-do-mundo-bases-para-um-estudo-de-corpo-publicidade-e-orgulho-nacional-de-liv-sovik/

“’O Haiti é aqui / O Haiti não é aqui’: música popular, dependência cultural e identidade brasileira na polêmica Schwarz-Silviano”. In: Daniel Mato (org.) Estudios y otras prácticas intelectuales latinoamericanas en cultura y poder. Daniel Mato (compilador). CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Caracas, Venezuela. 2002, p.277-286.

Alguns destes textos e outros ainda se encontram em: https://ufrj.academia.edu/LivSovik.
PROJETO DE PESQUISA:
Saberes do Som

Descrição

“Saberes do Som” dá continuidade a pesquisas feitas em música popular brasileira, desta vez a procura das formas de conhecimento presentes na música. A música popular negra vem aumentando sua influência globalmente há décadas e, nos últimos anos, constitui um setor específico da música popular brasileira, antes mais identificada em termos gerais pela sua nacionalidade. Apesar de ser entendida como esfera de produção de sentido na vida cotidiana, dificilmente a música popular negra é tomada como fonte de pensamento, pedagogias ou noções de rigor. A pesquisa objetiva identificar, na música popular negra, conceitos e conhecimentos que contribuam para a compreensão de processos de comunicação e para a discussão recorrente na esfera da mídia sobre a apropriação cultural e relações raciais. Por meio de estudos bibliográficos e sonoros, busca propor híbridos músico-acadêmicos de conceitos e formas de conhecimento que sirvam para abordar de maneira inovadora pesquisas universitárias em comunicação e cultura, enquanto contribua também para o conhecimento das particularidades estéticas e políticas da tradição musical popular brasileira.

 

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REVISTA ECO-PÓS
v. 27 n. 04 (2024)
O livro hoje: leitura e diversidade
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