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Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Comunicação pela mesma universidade (2003). Concluiu o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. Atualmente é professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é também professora do PPGCOM-ECO/UFRJ e coordenadora da Central de Produção Multimídia - CPM/ECO e do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, arte contemporânea, cinema, vídeo e novas mídias. |
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O cotidiano na arte contemporânea
Descrição Uma parte expressiva das instalações artísticas contemporâneas é marcada por um forte investimento dos artistas em estratégias que privilegiam o cotidiano (ordinário, banal). São obras que privilegiam na maioria das vezes pessoas comuns, em situações rotineiras, sem nenhum acontecimento marcante ou privilegiado. Artistas, com propostas as mais variadas, voltam-se para o cotidiano de diferentes maneiras, provocando / tensionando a banalidade de nossos condicionamentos diários e problematizando nossa experiência com as imagens. Na fotografia, no cinema, nas instalações, nas performances, o cotidiano é retomado e reinvestido de novas virtualidades. Nesse contexto, interessa perceber alguns aspectos gerais que inserem essas obras em um mesmo campo de problemas artísticos contemporâneos, como por exemplo: uma relação ambígua entre arte e cotidiano, uma busca pelos não acontecimentos ou pelos acontecimentos mínimos, uma narrativa rarefeita, uma montagem aparente, uma experiência fragmentada e múltipla marcada pela permanente oscilação entre a busca pelo sentido e uma experiência sensível. Seja como repetição, hábito, deriva, espera ou performance, o cotidiano nos oferece variadas possibilidades afectivas que ultrapassam o domínio do reconhecimento do mundo, e nos oferece diferentes modalidades de experiência. |
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